
21 Jan Aberto novo concurso para remodelar a Linha da Beira Alta entre Pampilhosa e Santa Comba Dão
A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou um novo concurso para a modernização do troço da Linha da beira Alta entre Pampilhosa e Santa Comba Dão, anunciou a empresa.
São 80 milhões de euros de investimento para estas obras com a empresa a adiantar que o novo concurso se deve ao facto de, no anterior, todas as propostas apresentadas “foram acima do preço base” e por isso “não foram consideradas”.
A empresa que tutela a rede ferroviária nacional adianta que este novo concurso, já publicado hoje em Diário da República, tem um preço base de 80 milhões de euros e é “reajustado à oferta de mercado disponível” com a obra a ter um prazo de execução previsto de 810 dias, cerca de dois anos e três meses.
A empreitada prevê a completa remodelação dos 34 quilómetros da linha entre Pampilhosa e santa Comba Dão, e ainda obras na estação de Mortágua que permitam o cruzamento de comboios de 750 metros de comprimento, além da remodelação da estação e dos apeadeiros.
A intervenção passa ainda pela reabilitação e reforço de dez túneis e oito pontes e a supressão de duas passagens de nível no Luso e na Mealhada, com a construção das respetivas passagens desniveladas.
Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm