Água em Viseu vai ter reforço de camiões-cisterna - Edição Jornal
17601
post-template-default,single,single-post,postid-17601,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.3,vc_responsive

Água em Viseu vai ter reforço de camiões-cisterna

Água em Viseu vai ter reforço de camiões-cisterna

Em Viseu vai ser reforçado o abastecimento de água por camiões-cisterna. A garantia foi dada pelo Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, confirmando o que já havia dito em entrevista na RTP que a prioridade passa por aumentar o reforço das descargas nos reservatórios.

A Águas de Portugal vai assumir mais 15 a 20 camiões cisterna a juntar aos 27 que o Município de Viseu tem contratados desde o início do mês.

O objetivo passa por garantir o abastecimento às populações dos quatro concelhos abastecidos pela Barragem de Fagilde, que para além de Viseu são Penalva do Castelo, Nelas e Mangualde, numa altura em que a seca extrema que se vive na região deixou a barragem em níveis mínimos históricos com cerca de 10% da sua capacidade a garantirem o abastecimento às populações só até final deste mês.

O Município de Viseu anunciou ainda novas medidas de reforço das captações e de aproveitamento de água para abastecimento à população… vai avançar a exploração de um poço de água localizado junto à Estação de Tratamento de Água de Fagilde, que pode vir a gerar entre três e quatro mil metros cúbicos de água por dia. As necessidades atuais do concelho de Viseu são de 15 a 17 mil metros cúbicos diários, dos quais cerca de 5000 são atualmente garantidos pelos camiões cisterna.

A Águas de Viseu vai também introduzir uma nova bomba na Estação de Tratamento de Água de Fagilde, que vai permitir aproveitar mais 400 metros cúbicos por dia.

A poupança com água vai ainda levar a Águas de Viseu a reduzir em cerca de 5 mil metros cúbicos a extração diária na barragem.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm