Ambientalistas preocupados com abandono de metais pesados na antiga Companhia Portuguesa de Fornos Elétricos - Edição Jornal
30725
post-template-default,single,single-post,postid-30725,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.3,vc_responsive

Ambientalistas preocupados com abandono de metais pesados na antiga Companhia Portuguesa de Fornos Elétricos

Ambientalistas preocupados com abandono de metais pesados na antiga Companhia Portuguesa de Fornos Elétricos

A Quercus está preocupada com a possível contaminação provocada pelos resíduos nas instalações da antiga Companhia Portuguesa de Fornos Elétricos, em Canas de Senhorim, no concelho de Nelas.

Em causa a existência de mercúrio e chumbo naquele local que já levou os ambientalistas a pedirem explicações ao Ministério do Ambiente.

A situação foi denunciada numa reportagem da SIC e os responsáveis pela Quercus lembram que “o chumbo e o mercúrio são metais pesados tóxicos para pessoas e animais” que podem originar doenças graves.

Há ainda a situação de impacto ambiental associada a uma possível contaminação dos solos e da água.

A situação da antiga Companhia Portuguesa de Fornos Elétricos leva a Quercus a questionar se não haverá mais casos semelhantes de abandono de metais pesados tóxicos em antigas indústrias no território nacional.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária-96.8 FM ou em www.968.fm

*****