Associação Nacional de Municípios quer rede fibra ótica em todo o país - Edição Jornal
25649
post-template-default,single,single-post,postid-25649,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.3,vc_responsive

Associação Nacional de Municípios quer rede fibra ótica em todo o país

Associação Nacional de Municípios quer rede fibra ótica em todo o país

A Associação Nacional de Municípios Portugueses aprovou por unanimidade uma proposta de criação de um acesso universal a redes de comunicação e internet em todo o território nacional.

A proposta vem no seguimento de uma petição pública lançada pelo presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, e vai agora ser enviada ao Governo, à Autoridade Nacional para as Comunicações (ANACOM) e aos municípios.

A associação quer que o Governo avance com a criação de uma rede partilhada de fibra ótica e GSM , o Sistema Global para Comunicações Móveis, com os mesmos níveis de qualidade e fiabilidade em todo o território nacional.

Nesta altura, segundo a Associação de Municípios, mais de um terço do país não tem estes recursos e a intenção é que o Governo, em parceria com os operadores privados, crie uma rede única, partilhada, que proporcione a cobertura de 100 por cento do território nacional. Este tipo de recursos, na perspetiva dos municípios, permitirá a fixação de pessoas e empresas em zonas mais rurais, com condições de desenvolvimento semelhantes às áreas urbanas e do litoral.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm

*****