
26 Fev BE recomenda ao Governo medidas rápidas e urgentes para descontaminação das casas da Urgeiriça
O Bloco de Esquerda leva esta quarta-feira à Assembleia da República o problema da descontaminação das casas da Urgeiriça, em Canas de Senhorim, no concelho de Nelas.
O Bloco agendou a discussão de um projeto-lei onde recomenda ao Governo a adoção de “medidas rápidas e urgentes” para descontaminar as casas da Urgeiriça, onde esteve sediada a Empresa Nacional de Urânio.
Segundo os bloquistas, após o debate na Comissão do Ambiente, o projeto-lei subirá para votação em plenário no dia 02 de março. Alertam para o facto de que “muitas das casas têm material radioativo na sua construção, o que faz com que as pessoas que ali habitam continuem a estar expostas a materiais que podem ter consequências muito graves para a sua saúde e qualidade de vida”.
O Bloco lembra que a análise radiológica e a descontaminação das habitações são uma reivindicação antiga dos moradores da Urgeiriça, muitos deles ex-trabalhadores ou familiares de ex-trabalhadores da extinta Empresa Nacional de Urânio.
No projeto-lei recomenda-se ainda que sejam retiradas as reservas e o stock de urânio que ainda se encontra armazenado na Urgeiriça para que seja garantida uma descontaminação total da zona.
A mina da Urgeiriça, situada na freguesia de Canas de Senhorim, começou a ser explorada em 1913, centrada inicialmente na produção de rádio e na década de 50 começou a ser feita naquele local a produção de óxido de urânio.
Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.