Câmara de Viseu combate vespa da galha do castanheiro - Edição Jornal
29942
post-template-default,single,single-post,postid-29942,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.3,vc_responsive

Câmara de Viseu combate vespa da galha do castanheiro

Câmara de Viseu combate vespa da galha do castanheiro

O Município de Viseu, em colaboração com a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC), tem levado a cabo, uma ação de combate à praga da vespa da galha do castanheiro em todo o concelho de Viseu, recorrendo para isso à largada do inseto “Torymus Sinensis”.

Esta espécie de vespa é conhecida por afetar o crescimento dos ramos dos castanheiros e, consequentemente, a sua frutificação, afetando de forma drástica a produção e qualidade das castanhas e das próprias árvores.

Neste sentido, os serviços municipais têm procurado combater esta praga através de uma ação biológica, não invasiva para as espécies, pela largada de um predador natural, o inseto “Torymus Sinensis”, encomendado propositadamente para fazer face à ameaça. Este inseto alimenta-se da larva das vespas, combatendo progressivamente a praga instalada.

O tratamento foi iniciado em 2017, na Freguesia de Viseu, tendo-se prolongado às Freguesias de Silgueiros, Fail e Vila Chã de Sá, São João de Lourosa, Ranhados, Repeses e São Salvador, São Cipriano e Vil de Souto, Abraveses, Rio de Loba, São Pedro de France, Ribafeita, Barreiros e Cepões, e Côta, em 2018. Em 2019, as Freguesias de São João de Lourosa, Boa Aldeia, Farminhão e Torredeita, Coutos de Viseu, Cavernães, Bodiosa, Lordosa, Barreiros e Cepões e Côta receberam também estas ações, algumas delas de intensificação do tratamento.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária-96.8 FM ou em www.968.fm

*****