CARREGAL DO SAL: 300 MIL EUROS, EM TRÊS ANOS, PARA A MUSEALIZAÇÃO DA `CASA DO PASSAL´ - Edição Jornal
43809
post-template-default,single,single-post,postid-43809,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.3,vc_responsive

CARREGAL DO SAL: 300 MIL EUROS, EM TRÊS ANOS, PARA A MUSEALIZAÇÃO DA `CASA DO PASSAL´

CARREGAL DO SAL: 300 MIL EUROS, EM TRÊS ANOS, PARA A MUSEALIZAÇÃO DA `CASA DO PASSAL´

A Câmara de Carregal do Sal vai receber 300 mil euros do Ministério da Cultura, em três anos, para a gestão e funcionamento da musealização da Casa do Passal, a antiga residência do cônsul Aristides de Sousa Mendes, em Cabanas de Viriato.

O documento foi já assinado entre a Direção Regional de Cultura do Centro, organismo tutelado pelo Ministério da Cultura, o Município de Carregal do Sal, dono da obra, e a Fundação Aristides Sousa Mendes, proprietária da Casa do Passal, onde o cônsul viveu.

O protocolo estabelece os princípios da parceria e a definição do modelo de gestão e manutenção da Casa do Passal, que vai vigorar assim que estiverem concluídas as obras de requalificação e musealização, e terá uma validade de três anos.

A Direção Regional de Cultura do Centro financia em 300 mil euros, 100 mil por ano, enquanto a autarquia de Carregal do Sal fica responsável pelos custos da gestão e por assegurar um plano de atividades e orçamento para cada um dos três anos em que vai vigorar este acordo.

Pub

Já a Fundação Aristides de Sousa Mendes vai promover uma estratégia de angariação de financiamento para apoio às despesas de funcionamento, incluindo a execução do plano de atividades, ao abrigo da lei do mecenato, estabelecendo parcerias com empresas e outras entidades a nível regional e nacional.

Fechada ao público há quase 50 anos, a Casa do Passal está a ser requalificada desde 2014 num investimento a rondar um milhão de euros.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.