CDS quer saber o que motivou abandono do projeto do Centro Oncológico de Viseu - Edição Jornal
29641
post-template-default,single,single-post,postid-29641,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.3,vc_responsive

CDS quer saber o que motivou abandono do projeto do Centro Oncológico de Viseu

CDS quer saber o que motivou abandono do projeto do Centro Oncológico de Viseu

O deputado do CDS por Viseu, Hélder Amaral, quer saber qual o motivo para o abandono do projeto do Centro Oncológico de Viseu.

Numa pergunta enviada à Ministra da Saúde, o deputado do CDS, quer que a tutela confirme o abandono do projeto de instalação de um Centro Oncológico no Centro Hospitalar Tondela-Viseu, e qual o motivo.

Hélder Amaral questiona ainda “por que motivo não está a instalação de um Centro Oncológico no Centro Hospitalar Tondela-Viseu contemplada no Programa de Investimentos na Área da Saúde, recentemente anunciado.”

“O Centro Hospitalar serve grande parte dos municípios do Distrito de Viseu e vários estudos confirmaram que seria positivo avançar-se com a criação de uma unidade de radioterapia no hospital de Viseu evitando assim dificuldades nas deslocações para outras unidades de saúde por parte dos utentes”.

O deputado refere que “para lá de este investimento ter um consenso alargado em toda a região, seria de esperar que um centro hospitalar com indicadores de excelência a nível nacional, e com uma recomendação feita num estudo de 2012 pela Entidade Reguladora da Saúde, pudesse ser o escolhido para a localização do investimento”.

Acrescenta ainda que “foi recentemente tornado público que, no âmbito do Programa de Investimentos na Área da Saúde (PIAS) – programa de mais de 90 milhões de euros em investimentos nos hospitais do SNS -, dez hospitais vão beneficiar de investimentos e, na lista publicada, não consta a criação de uma unidade de radioterapia no CHTV”.

“Nos últimos meses surgiram várias notícias sobre o eventual abandono do projeto do Centro Oncológico de Viseu”, recorda o deputado.

O Grupo Parlamentar do CDS-PP “teme que o Governo tenha, de facto, abandonado este projeto que seria da maior relevância para a população.”

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária-96.8 FM ou em www.968.fm

*****