
11 Dez Corporações do distrito de Viseu solidárias com a Liga de Bombeiros
Apenas duas das 33 corporações de bombeiros que integram a Federação Distrital dos Bombeiros de Viseu estão a reportar atividade à Autoridade Nacional de Protecção Civil, garantiu à agência Lusa o presidente da federação, Amaro Nunes.
Lembrando que o sistema reporta a atividade automaticamente, Amaro Nunes adiantou que duas das 33 corporações ainda não tinham operacionalizado o sistema para que a comunicação não fosse reportada ao Centro Distrital de Operações e Socorro, considerando que as corporações que integram a Federação Distrital de Bombeiros de Viseu estão solidárias com a deliberação tomada em conselho nacional da Liga dos Bombeiros Portugueses.
Amaro Nunes é também presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Tarouca e deixou a garantia que “esta decisão dos bombeiros não coloca minimamente em risco as necessidades de socorro às populações”, que “continuam responder a qualquer solicitação de socorro”, disse.
A Liga de Bombeiros decidiu suspender toda a informação operacional aos CDOS desde as 00:00 de domingo.
Entre as reivindicações na base deste protesto, a liga quer uma direção de bombeiros e um comando, autónomos e independentes, com orçamento próprio que diminua os custos e aumente a eficácia, e também a criação do cartão social do bombeiro.
Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm