COVID-19: CÂMARA DE VISEU TEM 150 MIL EUROS PARA SUBPROGRAMA DE RESILIÊNCIA CULTURAL - Edição Jornal
44508
post-template-default,single,single-post,postid-44508,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.3,vc_responsive

COVID-19: CÂMARA DE VISEU TEM 150 MIL EUROS PARA SUBPROGRAMA DE RESILIÊNCIA CULTURAL

COVID-19: CÂMARA DE VISEU TEM 150 MIL EUROS PARA SUBPROGRAMA DE RESILIÊNCIA CULTURAL

A Câmara de Viseu já abriu as candidaturas para um “subprograma municipal de resiliência cultural à crise pandémica”, com 150 mil euros destinados à criação de uma agenda de atividades ‘online’ e presenciais.

Segundo o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, há por parte da autarquia “uma grande preocupação” para que o “ecossistema criado no âmbito da cultura não se perca” com as restrições originadas pela covid-19.

O Cubo Mágico e o Viseu Cultura são disso exemplo, lembrou o autarca viseense, considerando que o novo subprograma “Viseu Cultura+” é mais focado na preocupação de manter vivos e ativos “os pequenos grupos”, dando como exemplo os ranchos folclóricos, bandas filarmónicas e os grupos etnográficos do concelho.

Complementar ao programa “Viseu Cultura”, o “Viseu Cultura +” vai apoiar a manutenção da atividade artística e cultural, no período do confinamento e pós-confinamento, de artistas, bandas e coletividades do concelho de Viseu, através de uma agenda supletiva de atividades ‘online’ e presenciais”.

Podem candidatar-se artistas a solo e coletividades artísticas do concelho, que já desenvolviam atividade regular antes da pandemia, sejam profissionais ou semiprofissionais, nas áreas da música, artes performativas, novo circo, fotografia e cinema, e também as coletividades de folclore e etnografia.

Está previsto um apoio para a produção de conteúdos digitais com duração entre 10 e 12 minutos para difusão em ‘streaming’ ou nas redes sociais e, serão contratados espetáculos e atividades presenciais, a realizar na primavera e no verão.

Serão excluídas propostas de iniciativas já apoiadas ao abrigo do “Viseu Cultura” de outros instrumentos de financiamento.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.