COVID-19: DGS RECOMENDA TESTES OBRIGATÓRIOS EM CASAMENTOS E BATIZADOS COM MAIS DE 10 PESSOAS - Edição Jornal
47160
post-template-default,single,single-post,postid-47160,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.3,vc_responsive

COVID-19: DGS RECOMENDA TESTES OBRIGATÓRIOS EM CASAMENTOS E BATIZADOS COM MAIS DE 10 PESSOAS

COVID-19: DGS RECOMENDA TESTES OBRIGATÓRIOS EM CASAMENTOS E BATIZADOS COM MAIS DE 10 PESSOAS

A Direção geral da Saúde (DGS) recomenda que passem a ser obrigatórios testes à covid-19 em eventos familiares com mais de dez pessoas, como casamentos e batizados, e também em eventos culturais e desportivos, serviços públicos e empresas.

A norma da Estratégia Nacional de Testes para a SARS-CoV-2, foi atualizada esta terça-feira (15 de junho) pela DGS e recomenda ainda a testagem em eventos culturais ou desportivos sempre que o número de participantes/espectadores seja superior a mil, em ambiente aberto, ou superior a 500, em ambiente fechado.
Já nas empresas, nos locais de maior risco de transmissão, como explorações agrícolas e setor da construção, a DGS aconselha testes de duas em duas semanas.

Esta recomendação é também para os serviços públicos e locais de trabalho com 150 ou mais trabalhadores.

Sobre esta situação, o secretário de Estado da Saúde diz que os promotores de eventos têm o dever de recomendar a testagem e o poder de impedir a entrada a quem não fizer teste.

“Há aqui uma forte recomendação e há aqui um dever por parte dos agentes promotores para que se possa testar toda a gente que vá a um evento, portanto, as pessoas quando vão a um evento têm de ser testadas e o promotor com certeza que deve impedir a pessoa de participar no evento se não estiver testada”, disse António Lacerda Sales.

Neste sentido, acrescentou que são também “uma entidade fiscalizadora e por isso é que é corresponsabilidade do promotor”, apesar de defender que cada um dos cidadãos é responsável por si e pelos outros.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.