COVID-19: GOVERNO ANTECIPOU AS NOVAS REGRAS DE DESCONFINAMENTO - Edição Jornal
47105
post-template-default,single,single-post,postid-47105,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.3,vc_responsive

COVID-19: GOVERNO ANTECIPOU AS NOVAS REGRAS DE DESCONFINAMENTO

COVID-19: GOVERNO ANTECIPOU AS NOVAS REGRAS DE DESCONFINAMENTO

As regras decididas pelo Governo para a nova fase de desconfinamento já estão em vigor, apesar de inicialmente estarem previstas para serem aplicadas apenas na segunda-feira, 14 de junho.

A portaria, assinada pela ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, foi publicada a 9 de junho com a indicação que “produz efeitos no dia seguinte ao da sua publicação”.

Assim, o Governo decidiu antecipar a entrada em vigor da nova fase de desconfinamento da pandemia da covid-19 em quatro dias.

No distrito de Viseu todos os concelhos avançam para as novas regras que preveem, entre outras medidas, a abertura do comércio com o horário do respetivo licenciamento. Também os restaurantes, cafés e pastelarias , com um máximo de seis pessoas por mesa no interior ou 10 pessoas em esplanadas, poem agora funcionar até à meia-noite para admissão de clientes e até à 1h00 da manhã para encerramento.

Os equipamentos culturais também podem funcionar até à 1h00.

Já os transportes públicos, podem circular com lotação de dois terços ou com a totalidade da lotação no caso de terem apenas lugares sentados. A lotação para casamentos e batizados continua a estar limitada a 50 por cento do espaço e a prática desportiva passa a poder ter público no caso das modalidades amadoras, com lugares marcados e lotação máxima de um terço do espaço.

Passaram a ser obrigatórios testes de diagnóstico à Covid-19 para se ter acesso a eventos desportivos, culturais e familiares, incluindo casamentos e batizados, com a autoridade de saúde a decidir em que casos deverão ser feitos, sempre em função do número de pessoas previstas para cada um destes eventos.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.