Design e inovação da Vista Alegre conquistam oito prémios nos German Design Awards 2019 - Edição Jornal
23219
post-template-default,single,single-post,postid-23219,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.3,vc_responsive

Design e inovação da Vista Alegre conquistam oito prémios nos German Design Awards 2019

Design e inovação da Vista Alegre conquistam oito prémios nos German Design Awards 2019

A inovadora coleção de iluminação E2H criada por Ross Lovegrove para a Vista Alegre; a coleção de Art Crystal & Glass Única; e a gama de hotelware Saturn conquistaram uma das maiores distinções internacionais de design – o prémio German Design Award 2019 Winner, atribuído pelo Conselho Alemão do Design.

Gold Exotic, Hemisfério, 2i, Mariinsky e Blue Ming foram distinguidas com o Prémio German Design Award 2019 Special Mention.

 O júri dos German Design Awards, a prestigiada competição internacional que distingue a excelência do design mundial, voltou a reconhecer o trabalho desenvolvido pela centenária Vista Alegre. A inovadora coleção de iluminação E2H, criada pelo visionário designer britânico Ross Lovegrove para a Vista Alegre, a coleção de art crystal & glass Única, e a linha de hotelware Saturn conquistaram uma das mais importantes distinções internacionais de design, o selo German Design Award 2019 Winner, atribuído pelo Conselho Alemão do Design.

Para além dos três vencedores, cinco coleções da marca centenária portuguesa de porcelana, cristal e vidro foram também reconhecidas com a distinção de German Design Award 2019 Special Mention [Menção Honrosa]. São elas o serviço de mesa Gold Exotic, o candeeiro Hemisfério, uma criação assinada pelo designer espanhol Pablo Andújar para a Vista Alegre, a coleção de pratos decorativos 2i, que nasce da parceria entre a Vista Alegre e a Ilustrate – Bienal Internacional de Ilustração para a Infância; a coleção de três jarras Mariinsky, concebida pela designer Katya Bosky, no âmbito do Programa de Residências Artísticas ID Pool da Vista Alegre, e a coleção bar em cristal Blue Ming, da autoria do multipremiado criador holandês, Marcel Wanders.

Este é o quarto ano consecutivo que a Vista Alegre vê reconhecida a qualidade e inovação do design das suas peças distinguidas no âmbito dos German Design Awards. Nuno Barra, Administrador da Vista Alegre, afirma: “Este é mais um importante reconhecimento internacional da aposta contínua da Vista Alegre no design, através do lançamento de peças únicas que nascem do seu gabinete de design interno, e de parcerias com designers e artistas, consagrados e emergentes, de todo o mundo. Ao todo, desde 2014, a Vista Alegre recebeu 63 prémios e distinções internacionais de design, posicionando-se na vanguarda da inovação e da excelência do design. Em 2018 assinala-se a entrada da marca no segmento de iluminação em porcelana e cristal”, refere.

A parceria entre o visionário designer britânico Ross Lovegrove e a Vista Alegre foi, aliás, uma das grandes vencedoras da edição de 2019 dos German Design Awards 2019, com os três dos candeeiros da linha E2H – Earth to Humanity, a serem premiados pelo Conselho Alemão do Design. Produzidos em porcelana biscuit – HRYB, Nervi (em homenagem ao arquiteto Pier Luigi Nervi) e Urqino , estas peças distinguem-se pelo seu design orgânico. Verdadeiras esculturas contemporâneas, estes candeeiros revelam uma explosão tridimensional de translucências ao serem iluminados pelos engenhosos LED desenvolvidos em exclusivo para a Vista Alegre.

A coleção Única, composta pelas peças Portal, Caneleto e Trilogy, surpreendeu o júri do Conselho Alemão de Design com criações cristal integralmente sopradas, esculpidas e lapidadas manualmente pelos mais experientes artesãos da arte vidreira da Vista Alegre, em colaboração cúmplice com os designers internos da marca. Da junção entre o design contemporâneo e a experiência secular da arte vidreira da Vista Alegre nasceram peças verdadeiramente únicas, devido à ausência de qualquer molde durante todo o processo produtivo.

A coleção de hotelware Saturn conquistou o júri da competição internacional pela subversão à ideia tradicional de prato, transportando-nos para um novo tipo de tridimensionalidade à mesa. Criação do reputado designer alemão Carsten Gollnick, esta gama é um apelo à criatividade dos chefs mais ambiciosos de todo o mundo.

Sobre a Vista Alegre

A fábrica de porcelanas Vista Alegre foi fundada em 1824, em Ílhavo, distrito de Aveiro. Ao longo do seu percurso, a marca esteve sempre intimamente associada à história e à vida cultural portuguesa, e adquiriu uma notoriedade internacional ímpar. Em 2001, o Grupo Vista Alegre (porcelana, faiança e grés) fundiu-se com o Grupo Atlantis (cristal e vidro feitos à mão e de elevada qualidade), dando origem a um dos maiores grupos de tableware e giftware da Europa: o Grupo Vista Alegre Atlantis. Em 2009, o Grupo Vista Alegre Atlantis passou a integrar o portefólio de marcas do Grupo Visabeira, após a oferta pública lançada com sucesso sobre as ações da Vista Alegre Atlantis.

Em Outubro deste ano a Vista Alegre foi distinguida pela Comissão Europeia com o prémio “Regiostars” na categoria “Escolha do Público”. O RegioStars é um galardão em que a Comissão Europeia distingue os melhores projetos de política de coesão na União Europeia, privilegiando projetos inovadores e de boas práticas de desenvolvimento regional.