DGS ALERTA PARA DIAS DE CALOR EXTREMO E DEIXA CONSELHOS À POPULAÇÃO - Edição Jornal
39663
post-template-default,single,single-post,postid-39663,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.3,vc_responsive

DGS ALERTA PARA DIAS DE CALOR EXTREMO E DEIXA CONSELHOS À POPULAÇÃO

DGS ALERTA PARA DIAS DE CALOR EXTREMO E DEIXA CONSELHOS À POPULAÇÃO

A previsão do tempo aponta para dias de calor extremo em Portugal, com  os termómetros bem acima dos 30º em todo o país, o que levou a Diretora Geral da Saúde, a aproveitar o briefing diário sobre a covid-19 para deixar o alerta e conselhos específicos para a população lidar com as altas temperaturas.

“Como sabem estas circunstâncias estão associadas a maior mortalidade”, afirmou, chamando a atenção para “crianças, idosos, mulheres grávidas e pessoas doentes”, como grupos que têm que ter maiores cuidados.

“Beber águas, tisanas ou sumos de fruta natural, sem açucar, evitar consumo de bebidas alcoólicas. Fazer refeições frias, leves e várias vezes ao dia, utilizar roupa larga, usar chapéu e óculos de sol” foram alguns conselhos deixados pela DGS

Graça Freitas recomendou que se fique, “duas ou três horas por dia” em espaços frescos para ajudar o corpo a regular a temperatura e evitar esforços físicos nas horas de maior calor.

“Os doentes devem ter medicação em dia e as doenças de base controladas, para que calor não as descompense”, aconselhou a DGS. “Na dúvida procure as linhas de apoio, 112 ou SNS 24 (808 24 24 24)”, terminou Graça Freitas.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária  96.8 FM ou em www.968.fm.