Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais com duas aeronaves de vigilância em Viseu - Edição Jornal
30792
post-template-default,single,single-post,postid-30792,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.3,vc_responsive

Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais com duas aeronaves de vigilância em Viseu

Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais com duas aeronaves de vigilância em Viseu

Há dois aviões a operar no Aeródromo Municipal de Viseu para missões de vigilância, avaliação e coordenação aérea em fogos rurais.

As duas aeronaves fazem parte dos meios aéreos do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, que este ano estão a operar desde Viseu.

Os dois aviões estão dotados de meios que permitem capacidade de observação e recolha de imagens relativas, para uma melhor perceção de um incêndio, mesmo que tenha deflagrado durante a noite.

Os dados recolhidos destinam-se a apoiar a tomada de decisões por parte do comando operacional e a definição de estratégias de combate ao fogo, permitindo ainda identificar pontos críticos, sejam povoações isoladas ou outros elementos em risco na zona de progressão de um eventual incêndio rural.

A operacionalidade do Aeródromo de Viseu para que sejam realizados voos noturnos tornou possível a presença destas duas aeronaves com capacidade a atuarem durante a noite.

Durante o período crítico de incêndios estão estacionados no aeródromo de Viseu cinco meios aéreos, três de combate e dois de vigilância.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária-96.8 FM ou em www.968.fm

*****