Festas Populares em Viseu de 14 a 24 de junho - Edição Jornal
29948
post-template-default,single,single-post,postid-29948,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.3,vc_responsive

Festas Populares em Viseu de 14 a 24 de junho

Festas Populares em Viseu de 14 a 24 de junho

O Município de Viseu apresentou o programa das Festas Populares que vão, este ano, decorrer de 14 a 24 de junho e integram diversos eventos como a Festa das Freguesias, as Marchas dos Santos Populares e as Cavalhadas de Teivas e Vildemoinhos.

No ano em que Viseu é o “Destino Nacional de Gastronomia”, o Município de Viseu aposta em juntar todos estes eventos marcantes na agenda cultural do concelho que levam até à cidade o melhor da tradição popular e da identidade das freguesias, com um programa recheado de cultura, música e gastronomia.

As Festas Populares são uma montra de cultura tradicional e social da região. São os doces, petiscos e vinhos que tão bem caracterizam o coração da Beira Alta, não esquecendo os talentos criativos que inspiram toda a população”, evidenciou o presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, na apresentação pública do programa.

A 19 ª edição das Festa das Freguesias decorrem no Parque Aquilino Ribeiro, nos dias 14, 15 e 16 de junho. Ao longo destes três dias, o Parque recebe uma exibição das tradições de todas as freguesias de Viseu. São dias repletos de música, dança, animação infantil, teatro, gastronomia, trazidos ao centro da cidade por 40 grupos do concelho.

A tarde de sábado, 15 de junho, contará com uma edição renovada do Concurso “Sabores & Aromas Tradicionais”: a partir das 16h30, as diferentes freguesias competem pelos melhores petiscos doces, salgados e vegan. O concurso será avaliado por um grupo de jurados composto pelo Chef Diogo Rocha, pelo Chef Diogo Pereira e pelo historiador e antropólogo Alberto Correia.

Na noite de sábado, saem à rua as Marchas Populares, com nove grupos infantis, juvenis e seniores num total de 700 marchantes.

No domingo, dia 16, pelas 15h00 decorre o desfile das Cavalhadas de Teivas, com o tema “Gastronomia em Viseu”, com onze carros alegóricos.

Na manhã de São João, 24 de junho, pelas 09h00 as Cavalhadas de Vildemoinhos sobem à cidade num desfile com 22 carros alegóricos, onde 14 são tradicionais e oito artísticos. O tema deste ano é “Memórias e Sabores”.

Cavalhadas, este ano com um tributo à GNR, que celebra o centenário em Viseu, através de uma mostra de veículos, desde as bicicletas aos carros elétricos da instituição.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária-96.8 FM ou em www.968.fm

*****