
18 Fev Hospital de Viseu com urgências requalificadas em 2021 mas sem Centro Oncológico
As urgências do Hospital de Viseu vão estar requalificadas, e alargadas, até final de 2021, garantiu a ministra da Saúde, Marta Temido, numa reunião com autarcas da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, mas também informou que a instalação de um Centro Oncológico não avança, pelo menos “para já”.
Sobre as obras nas urgências, a ministra adiantou que só para as fazer são cerca de 400 dias, mas lembrou que há ainda concursos e vistos prévios do Tribunal de Contas que também demoram o seu tempo. Contas feitas, adiantou Marta Temido, em finais de 2021 as obras devem estar prontas.
Quanto ao projeto do centro oncológico, não há previsão de que venha a ser instalado, pelo menos num futuro de curto prazo, adiantou Marta Temido aos autarcas, acrescentando que a intenção do Governo é avançar com a construção de uma unidade de radioterapia, que depois poderá evoluir para centro oncológico, num processo que terá várias fases no seu desenvolvimento. A primeira, adiantou a governante, poderá passar pela construção de dois bunkers e um acelerador linear para que os doentes possam fazer radioterapia em Viseu.
Marta Temido justificou que o centro oncológico não avança no imediato, por razões que se prendam com necessidades de recursos humanos e com necessidades de avaliação da qualidade dos tratamentos aos doentes.
Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.