Meios de combate a Incêndios foram Reforçados em todo o País - Edição Jornal
19730
post-template-default,single,single-post,postid-19730,single-format-standard,bridge-core-1.0.5,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.3,vc_responsive

Meios de combate a Incêndios foram Reforçados em todo o País

Meios de combate a Incêndios foram Reforçados em todo o País

Os meios de combate a incêndios foram reforçados em todo o país com a chegada do mês de junho.

Como previsto, são agora 8.187 operacionais no terreno, apoiados por 1.879 viaturas e 40 meios aéreos.

Este reforço de meios estava contemplado na Diretiva Operacional Nacional, que estabelece o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais para este ano.

Durante o mês de junho, as corporações de bombeiros voluntários vão ter mais 79 Equipas de Intervenção Permanente, constituídas por cinco elementos que estão em permanência nos quartéis de bombeiros para ocorrer a qualquer situação de urgência e emergência registada no respetivo concelho.

Com estas novas equipas os bombeiros voluntários passam a ter 262, compostas por 1.324 elementos profissionais.

Este ano, as fases de combate a incêndios foram substituídas por níveis de prontidão, passando o dispositivo a estar permanente ao longo do ano e reforçado entre 15 de maio e 31 de outubro.

O maior reforço de meios acontece nos meses de junho e outubro, quando se registaram os maiores incêndios de 2017 que provocaram 115 mortos, mas continua a ser entre julho e setembro a fase mais crítica de incêndios, período que mobiliza o maior dispositivo.

Ativo a partir de 1 de junho está também o novo sistema de alerta por mensagem de telemóvel. Em caso de emergência de nível vermelho, a Proteção Civil informa as operadores de comunicações móveis que enviarão um sms para cada telemóvel registado na área onde o alerta é ativado.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou emwww.968.fm.