PENALVA DO CASTELO É O PRIMEIRO NO DISTRITO A ASSUMIR COMPETÊNCIAS NA ÁREA DA SAÚDE - Edição Jornal
45324
post-template-default,single,single-post,postid-45324,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.3,vc_responsive

PENALVA DO CASTELO É O PRIMEIRO NO DISTRITO A ASSUMIR COMPETÊNCIAS NA ÁREA DA SAÚDE

PENALVA DO CASTELO É O PRIMEIRO NO DISTRITO A ASSUMIR COMPETÊNCIAS NA ÁREA DA SAÚDE

Penalva do Castelo é o primeiro município do distrito de Viseu, e um dos cinco da Região Centro, a assumir competências no domínio da saúde, já formalizada com a assinatura do auto de transferência que concretiza a descentralização.

Na cerimónia virtual, a presidente da Administração Regional de Saúde do Centro (ARS Centro), Rosa Reis Marques, afirmou que “é nos territórios que se gera a doença, logo é nos territórios que se deve preveni-la”, considerando que, nessa medida, “as autarquias têm um papel primordial”.

Assinalando que a ARS Centro se orgulha das “parcerias estabelecidas com as câmaras municipais”, sendo exemplos as áreas da alimentação saudável e da atividade física, Rosa Reis Marques salientou ainda que “as autarquias são o parceiro dos parceiros comunitários, são o catalisador da vontade coletiva e motor da mudança pretendida”.

O presidente do Município de Penalva do Castelo (Viseu), Francisco Carvalho, afirmou que a população ganha “consideravelmente com esta delegação”, considerando que “com esta delegação de competências o Ministério da Saúde vai ter menos um problema” e lembrou diversos apoios da autarquia no âmbito da saúde.

Este ano, estes cinco municípios da Região Centro vão receber um total de 514 mil euros no âmbito desta delegação, segundo a ARS Centro.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.