POLITÉCNICO DE VISEU PROMOVE COLÓQUIO "O CAMINHO PORTUGUÊS INTERIOR DE SANTIAGO" - Edição Jornal
40982
post-template-default,single,single-post,postid-40982,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.3,vc_responsive

POLITÉCNICO DE VISEU PROMOVE COLÓQUIO “O CAMINHO PORTUGUÊS INTERIOR DE SANTIAGO”

POLITÉCNICO DE VISEU PROMOVE COLÓQUIO “O CAMINHO PORTUGUÊS INTERIOR DE SANTIAGO”

Museu Nacional Grão Vasco (MNGV), parceiro institucional das comemorações dos 40 anos do Politécnico de Viseu (PV), acolhe no próximo dia 27 de agosto, quinta-feira, às 18h30, o colóquio “Caminho Português Interior de Santiago: Novos Olhares”. A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória aqui.

No mesmo dia, às 17h30, é possível participar numa visita à exposição “A Natureza está no interior”, patente no MNGV.

Promovido pelo PV e pela Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), o evento conta com as intervenções de João Nunes, docente da ESEV, sobre o tema “O Caminho Português do Interior no passado: aspetos históricos e religiosos dos peregrinos e itinerários de peregrinação”; Odete Paiva, Diretora do MNGV e docente de carreira do Politécnico de Viseu, com um olhar alusivo à “Cultura e património: políticas de conservação e valorização do Caminho de Santiago”; Vítor Martinho, docente da Escola Superior Agrária do PV que aborda a temática “O Caminho de Santiago enquanto instrumento de desenvolvimento local e regional” e João Luís Garcês, docente da ESEV, que conclui o painel com uma intervenção sobre “O peregrino na atualidade: aspetos lúdicos e atividade física em contextos de peregrinação”.

Este colóquio pretende dar resposta a um conjunto de questões, entre as quais: quem eram os peregrinos, quais as suas origens e por que motivos empreendiam esta rota jacobeia? Quem são os peregrinos atuais e quais os motivos que os levam a realizar o Caminho Português do Interior? Qual a sua relevância para a valorização do património cultural da região de Viseu?

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária  96.8 FM ou em www.968.fm