Press: "Rio de Esmeralda" romance do viseense José Rodrigues, é a mais recente obra publicada pela Coolbooks - Edição Jornal
16592
post-template-default,single,single-post,postid-16592,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.3,vc_responsive

Press: “Rio de Esmeralda” romance do viseense José Rodrigues, é a mais recente obra publicada pela Coolbooks

Press: “Rio de Esmeralda” romance do viseense José Rodrigues, é a mais recente obra publicada pela Coolbooks

O rio de Esmeralda

Primeiro romance do viseense José Rodrigues é a mais recente obra publicada pela Coolbooks, a chancela da Porto Editora dedicada aos novos autores portugueses.

O rio de Esmeralda, primeiro romance do viseense José Rodrigues, é o mais recente livro publicado pela Coolbooks e está disponível a partir de hoje (em formato físico e digital), na livraria virtual Wook, na Bertrand.pt e no Espaço Professor da Porto Editora.

“Seremos reféns das nossas memórias?” – a questão serve de ponto de partida ao prefácio assinado por Sara Augusto e à leitura deste romance.

Funcionária bancária, casada, mãe de dois filhos, Esmeralda é dona de uma vida rotineira, semelhante a um rio que corre entre duas margens, com o destino traçado. Um regresso à sua terra natal, no interior Norte, vinte anos depois de ter rumado à “cidade grande” de Lisboa, altera o curso das águas, fá-las galgar as margens e quebrar a rotina.
Esta viagem provoca um encontro com as suas memórias, com uma realidade quase esquecida da qual nunca se afastou verdadeiramente.
Será a vida e a história de Esmeralda tão invulgar para que possamos ignorar que “Todos temos um rio a correr dentro de nós”?

SINOPSE

«O tempo não apaga tudo, sobretudo quando no tudo está incluído um grande amor.»

Esmeralda e António viveram, em jovens, um amor profundo, bruscamente interrompido quando Esmeralda se vê forçada a abandonar a aldeia onde ambos viviam. Os jovens prosseguiram, entretanto, as suas vidas, felizes com o que o destino lhes proporcionou.
Quando ambos estão já na idade madura, a inauguração de um empreendimento turístico na aldeia é o pretexto ideal para o reencontro há muito desejado. Sentimentos há muito esquecidos voltam à superfície, mais fortes do que nunca, e o que antes era desvio parece ser agora o melhor dos caminhos. Entre a doçura da memória e a realidade do presente, a escolha nem sempre é linear…

OS AUTORES

José Rodrigues

Com formação superior na área da gestão e carreira como consultor empresarial e formador. É sócio fundador da Visar, onde desenvolve toda a sua atividade profissional, em especial na área dos seguros.
A família e os amigos, o karaté e o futebol veterano, complementam o enorme gosto pela escrita.

 

Sara Augusto

Professora universitária e investigadora na área de Literatura Portuguesa e Literaturas Lusófonas, na Universidade Católica Portuguesa e na Universidade de Coimbra. Doutorada em Literatura Portuguesa. Fotógrafa formada no Instituto Português de Fotografia do Porto, com trabalhos desenvolvidos no campo da fotografia documental

 

(Nota de Imprensa)