
19 Jun PSD de Viseu acusa ARS do centro de ter rejeitado abertura de vagas para oncologistas no Hospital de Viseu
Os deputados do PSD eleitos por Viseu acusaram a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro de não ter autorizado a abertura de duas vagas para a contratação de oncologistas, situação, que segundo os sociais democratas, terá “motivando a rutura do serviço” no Hospital de Viseu.
Consideram que não se teria chegado à atual situação de rutura, denunciada por sindicato e Ordem dos Médicos, “se a ARS Centro tivesse correspondido às reivindicações do concelho de administração e se o centro oncológico não tivesse sido um embuste do Governo e dos partidos que o suportam no parlamento”, pode ler-se no comunicado.
Os deputados estiveram reunidos com o presidente do concelho de administração do CHTV e foram informados de que, no início do mês de maio, tinham sido tomado medidas para responder às necessidades do serviço de oncologia, e antes de ter conhecimento do pedido de rescisão de uma oncologista do quadro. Terá então sido pedido à ARS do Centro a autorização para abertura de mais duas vagas a concurso para oncologista, mas apenas um terá sido autorizada, diz os deputados do PSD de Viseu.
A estas críticas dos sociais democratas, a ARS diz decorre um concurso para o preenchimento de uma vaga para oncologia para o Hospital de Viseu e que todos os pedidos de vagas apresentados pelo Centro Hospitalar são remetidos para os órgãos competentes.
Reforçando a reivindicação e um Centro Oncológico para o Hospital de Viseu, os deputados do PSD consideram ainda que “dois médicos em permanência e uma médica com horário reduzido não dão resposta às necessidades permanentes do serviço”.
Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária-96.8 FM ou em www.968.fm