REQUALIFICAÇÃO DA EN 229 VAI FICAR MAIS CARA A VISEU E SÁTÃO - Edição Jornal
41237
post-template-default,single,single-post,postid-41237,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.3,vc_responsive

REQUALIFICAÇÃO DA EN 229 VAI FICAR MAIS CARA A VISEU E SÁTÃO

REQUALIFICAÇÃO DA EN 229 VAI FICAR MAIS CARA A VISEU E SÁTÃO

As Câmaras de Viseu e de Sátão vão assinar com a Infraestruturas de Portugal um novo acordo para a requalificação da Estrada Nacional 229, que liga os dois concelhos, apesar dos autarcas destes dois concelhos o considerarem “injusto”.

Em causa está um aumento dos custos da obra, que cada município vai ter que assumir, em relação ao que havia sido acordado há cinco anos num acordo então feito com o Governo de Passos Coelho.

O processo tem-se arrastado mas agora as duas autarquias já decidiram que vão comparticipar a obra em 1,4 milhões de euros, com Viseu a pagar 1,150 milhões de euros e Sátão 250 mil euros.

Apesar de se tratar de uma estrada nacional, o Governo havia alertado que sem a comparticipação dos dois municípios dificilmente a obra avançaria.

A Infraestruturas de Portugal assumirá a responsabilidade pela execução, fiscalização e gestão da obra, orçada em 12,2 milhões de euros, numa obra a ser feita em cerca de 15,4 quilómetros da N229.

Por considerarem que “em primeiro lugar estão os interesses das populações”, os dois autarcas decidiram chegar a acordo com a IP, apesar de não concordarem.

Segundo Almeida Henriques, autarca de Viseu, o acordo inclui a requalificação da EN 229 até ao Sátão, mas também a construção da nova variante que vai do parque empresarial do Mundão até ao antigo IP5.

O acordo terá ainda que ser aprovado pelos dois executivos municipais e no caso de Viseu, por envolver um montante superior a 750 mil euros, terá que receber visto do Tribunal de Contas.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária  96.8 FM ou em www.968.fm