TABUAÇO: PRIMEIRO PARQUE HÍBRIDO DE PRODUÇÃO DE ENERGIAS LIMPAS VAI NASCER EM SENDIM - Edição Jornal
47326
post-template-default,single,single-post,postid-47326,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.3,vc_responsive

TABUAÇO: PRIMEIRO PARQUE HÍBRIDO DE PRODUÇÃO DE ENERGIAS LIMPAS VAI NASCER EM SENDIM

TABUAÇO: PRIMEIRO PARQUE HÍBRIDO DE PRODUÇÃO DE ENERGIAS LIMPAS VAI NASCER EM SENDIM

Chama-se Projeto Híbrido do Parque Eólico do Alto Douro e é um investimento de 80 milhões de euros que a Finerge, o segundo maior produtor eólico em Portugal, quer instalar em Tabuaço, no norte do distrito de Viseu.

Trata-se de uma central solar, com 226 mil painéis, e, se for aprovado, será o primeiro projeto híbrido de energias renováveis em Portugal, juntando no mesmo local a produção de energia eólica e a de energia solar.

O projeto está em consulta em pública, e prevê a instalação em 262 hectares de terrenos na freguesia de Sendim. A central solar debitará uma potência de 120 megawatts (MW) e será instalada numa área relativamente plana, sem declives, e com pouca vegetação, de acordo com o estudo de impacto ambiental.

A central deverá produzir 180 gigawatt hora (GWh) de eletricidade renovável por ano.

No meio da central estarão uma dezena de torres eólicas, já em operação há vários anos. Será o primeiro e o maior projeto híbrido da empresa de energias limpas a funcionar em Portugal.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.