
11 Dez VAI ARRANCAR A MODERNIZAÇÃO DA LINHA DA BEIRA ALTA ENTRE SANTA COMBA DÃO E A PAMPILHOSA
As obras de modernização do troço da Linha da Beira Alta entre Pampilhosa e Santa Comba Dão vão arrancar em breve, informou a Infraestruturas de Portugal (IP).
A empreitada está consignada, tem um prazo de execução de 810 dias e vai custar 74,7 milhões de euros.
Segundo a empresa pública, será garantida a ligação da Linha da Beira Alta à nova Concordância da Mealhada, permitindo “uma circulação ferroviária direta no sentido Norte-Sul da Linha do Norte para a Linha da Beira Alta” que permitirá um aumento da capacidade de gestão da ferrovia nacional.
Esta modernização será feita em 34 km da Linha da Beira Alta, e inclui, entre outros melhoramentos, a substituição integral da superestrutura da via.
A estação de Mortágua será também modificada para permitir a paragem de comboios com 750 metros de comprimento. Serão ainda remodelados os apeadeiros, permitindo o alteamento, alargamento e prolongamento das plataformas, edifícios e acessibilidades ligadas à estação.
Serão ainda reabilitados, ou reforçados, 10 túneis e serão desniveladas e suprimidas as passagens de nível de Mortágua e Luso.
A modernização do troço Pampilhosa – Santa Comba Dão e a construção da Concordância da Mealhada fazem parte do plano para a futura ligação ferroviária Aveiro-Vilar Formoso no Corredor Atlântico.
Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.