Viseu recebe campanha "ESCUTE O SEU CORAÇÃO" da AADIC - Edição Jornal
18846
post-template-default,single,single-post,postid-18846,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.3,vc_responsive

Viseu recebe campanha “ESCUTE O SEU CORAÇÃO” da AADIC

Viseu recebe campanha “ESCUTE O SEU CORAÇÃO” da AADIC

Viseu recebe campanha da Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca (AADIC).

Campanha “ESCUTE O SEU CORAÇÃO” alerta para os principais sintomas da Insuficiência Cardíaca e para a importância do diagnóstico precoce. Esta doença afeta cerca de 400 mil portugueses e vai ser divulgada nas Farmácias Holon!

Durante mês de abril, a Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca (AADIC) e a Farmácia Holon A Medicinal continua a alertar para uma doença que continua a ser subdiagnostica e subtratada.

Mupis e folhetos sobre a Insuficiência Cardíaca vão estar disponíveis em 125 Farmácias Holon, em todo o país, com o objetivo de aumentar o conhecimento sobre esta patologia e dar a conhecer a existência da primeira Associação desta natureza em Portugal.

“A Insuficiência Cardíaca é um problema de saúde incapacitante quando não é controlado, nem diagnosticado. Existe ainda um grande desconhecimento por parte da população e, acima de tudo, uma clara desvalorização desta doença. Por este motivo faz todo o sentido marcarmos presença nas farmácias! Pretendemos trabalhar a prevenção, o aconselhamento, o esclarecimento sobre as causas e manifestações clínicas, para que o diagnóstico e tratamento sejam cada vez mais precoces, levando a uma redução substancial do número de casos e para que os doentes possam, efetivamente, viver com melhor qualidade de vida. Convidamos todos os utentes interessados por esta temática a tornarem-se associados da AADIC e a reforçar a nossa capacidade crítica junto dos decisores políticos”, explica o Comandante Vicente de Moura, presidente da AADIC.

“Os farmacêuticos comunitários têm como principal missão participar ativamente na promoção da saúde e ajudar a detetar os fatores de risco antes que seja tarde demais! A nossa intervenção tem uma função social muito marcada, acompanhamos os nossos utentes e contribuímos para a diminuição da mortalidade e morbilidade desta doença”, explica Ema Paulino, Farmacêutica e Diretora do Departamento de Projetos & Serviços das Farmácias Holon.

Em Portugal, a Insuficiência Cardíaca afeta mais de 4% da população, sendo caracterizada pela incapacidade do coração bombear sangue para o organismo na quantidade necessária. A pressão arterial elevada, muitas vezes associada a outros fatores de risco, como a diabetes e a obesidade, é a principal causa do aparecimento desta doença!

Sintomas da Insuficiência Cardíaca:

– Cansaço excessivo

– Pernas inchadas

– Falta de ar

– Tosse/pieira

– Perda de apetite

– Tonturas

(press)

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.