Viseu vai ter um polo arqueológico municipal em 2019 - Edição Jornal
19030
post-template-default,single,single-post,postid-19030,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.3,vc_responsive

Viseu vai ter um polo arqueológico municipal em 2019

Viseu vai ter um polo arqueológico municipal em 2019

Viseu vai ter, já em 2019, um polo arqueológico municipal, depois de já ter sido instalado um depósito temporário na Casa do Miradouro.

O município aproveitou a comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios para garantir que a Casa do Miradouro acolherá o polo arqueológico de Viseu, no qual funcionará uma reserva arqueológica municipal.

Segundo avançou o presidente da autarquia, Almeida Henriques, “este centro arqueológico deverá estar organizado, regulamentado e reconhecido até ao final de março de 2019” acrescentando que será uma forma de restituir a Casa do Miradouro à sua vocação histórica, destinando-a integralmente para fins culturais.

A reserva arqueológica municipal tem por missão a conservação, inventário e disponibilização de espólios, sendo ainda um centro de documentação com biblioteca especializada, além de um gabinete de apoio à investigação e um serviço educativo patrimonial.

A autarquia abriu em Março um depósito arqueológico temporário, autorizado pelo Ministério da Cultura, que permitiu receber 94 contentores de material de investigações arqueológicas feitas desde o final dos anos 1980 até à primeira década deste século.

No espólio estão vários trabalhos de João Inês Vaz, historiador e antigo governador civil de Viseu, já falecido, realizados nos finais dos anos 1980, em particular nas escavações no centro histórico e no Castro de Santa Luzia. Parte deste material será estudado nos próximos meses por uma investigadora da Universidade Nova de Lisboa.

Almeida Henriques avançou ainda que o município vai agora adquirir um espólio particular do arqueólogo José Coelho.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.