
15 Jan Vouzela com perdas superiores a oito milhões de euros na agricultura devido aos incêndios
A Câmara de Vouzela aponta para perdas superiores a oito milhões de euros na agricultura devido aos grandes incêndios do Verão que destruíram cerca de 75% da área do concelho.
Três meses após os incêndios, sabe-se que foram afetados mais de 500 hectares de terrenos de produção agrícola, em área de minifúndio, que foram destruídos tratores, alfaias e dependências agrícolas, e que morreram mais de 600 vacas, cabras e ovelhas e mais de cem mil frangos.
As chamas consumiram mais de 85% da área florestal em Vouzela e provocaram oito mortos.
Segundo a autarquia, várias empresas foram atingidas e, apesar da sua pequena dimensão, eram consideradas muito relevantes para a economia do concelho.
Serralharias, carpintarias, serrações, empresas de construção civil e obras públicas, jovens agricultores, exploradores florestais e prestadores de serviços de silvicultura preventiva, todos foram afetados pelas chamas.
Arderam 63 casas de primeira habitação, estando a decorrer obras de reconstrução em duas delas: uma reconstrução total na freguesia de Campia e uma reconstrução parcial na freguesia de Ventosa.
A autarquia garante que o orçamento municipal vai responder à reconstrução de primeiras habitações, na sequência de protocolo com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.
Nas infraestruturas e equipamentos municipais, os prejuízos atingem os 4,75 milhões de euros.
Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm